Parafusos (6)

 

Parafusos são elementos de fixação, empregados na união não permanente de peças, isto é, as peças podem ser montadas e desmontadas facilmente, bastando apertar e desapertar os parafusos que as mantêm unidas.

 

Os parafusos diferenciam-se pela forma da rosca, da cabeça, da haste e do tipo de acionamento. O corpo do parafuso pode ser cilíndrico ou cônico, totalmente roscado ou parcialmente roscado. A cabeça pode apresentar vários formatos; porém, há parafusos sem cabeça.

 

Parafusar

Há vários tipos de parafusos que pode ser usado em carpintaria, o mais comum é o parafuso de rosca soberba ou como normalmente é referenciado por parafuso de fenda para madeira.

Este parafuso tem o corpo ligeiramente cônico com rosca em uma extremidade e sua cabeça que pode ser de três tipos distintos;

 

Cabeça chata / Cabeça abaulada ou oval / Cabeça redonda

 

As medidas destes parafusos atualmente são fornecidas em milímetros, tendo em seu primeiro número o diâmetro do corpo na parte superior e o segundo número o seu comprimento. É fornecido em latão ou aço galvanizado.

 

Há parafusos de rosca soberba com o corpo paralelo e rosca em toda sua extensão, porém não é recomendado para uso em madeiras, este tipo de parafuso dificilmente aperta a madeira a ser fixada, a rosca na parte superior do parafuso impede que o mesmo deslize e acaba promovendo um falso aperto, não puxando uma peça contra a outra.

 

Para que um parafuso seja aplicado corretamente, deve ter a madeira broqueada inicialmente com o diâmetro do corpo do parafuso e ao final do furo um diâmetro menor tal que a rosca crave na madeira, portanto, quando broquear use sempre duas brocas de diâmetros diferentes.

 

Fonte: http://www.fazfacil.com.br